domingo, 17 de julho de 2011

MELHORES MOMENTOS - Maternal II


MELHORES MOMENTOS
1º SEMESTRE /2011

Para encerrar o 1º semestre gostaríamos de compartilhar com vocês os melhores momentos vividos na turma do Maternal II. Agradecemos às famílias pela confiança em nosso trabalho e por sempre atenderem às nossas solicitações fazendo com que essa relação entre a escola e a família seja agradável e produtiva. Esperamos vocês no segundo semestre para continuarmos caminhando juntos.
Já estamos com saudades!!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

HISTÓRIA TREZE PORQUINHOS - Prof. Ana Paula



PROJETO ERA UMA VEZ...
MATERNAL II PROFESSORA: ANA PAULA

Ouvir histórias é o início do processo da aprendizagem para formar um leitor e abrir um caminho de descobertas e compreensão do mundo. Os livros enriquecem a existência das crianças, pois elas se vêem representadas no texto. Assim, os livros ao abordarem acontecimentos do dia-a-dia, podem ajudar a superar seus conflitos e até auxiliá-las a resolver problemas.
A literatura deve ser uma atividade que produz estimulação e reflexão, na qual o leitor é capaz de produzir sentido e achar significado dentro daquilo que lê, além disso, deve ser prazerosa e encantadora.
Escolhemos a histórias dos três porquinhos por se tratar de uma narrativa que prende a atenção das crianças dessa faixa etária. Através dessa obra propiciamos às crianças a oportunidade e a possibilidade de refletir sobre a atitude dos personagens e como seria a melhor forma de resolverem os seus conflitos.
 Assim, após várias rodas de conversas e da reflexão do próprio cotidiano, a turma construiu um final bem interessante para a história.  Além disso, trabalhamos: matemática (conhecimento físico, contagem, formas geométricas); a linguagem oral e escrita (reconto da história, visualização da história escrita, leitura de imagem, exploração dos nomes dos personagens) e artes (exploração de vários materiais como: palha, palito de picolé, papelão etc).

Referência Bibliográfica
AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.) et al. Era uma vez ... na escola. Formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: formato, 2001.

PAIVA, aparecida et al. No fim do século: a diversidade. O jogo do livro infantil e juvenil. Suportes, gêneros, leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

sábado, 2 de julho de 2011

Festa medieval 2011.



Encerramento do projeto: "No tempo dos castelos" - 2º período, 2011.
Festa medieval organizada pela professora Anísia Rosas e alunos.
"Agradecemos a todos que contribuiram para que essa festa fosse um sucesso.
Que as doces lembranças do castelo que durou uma tarde sejam eternas."
Prof. Anísia Rosas