Estudando sobre a diversidade da flora brasileira começamos a colecionar sementes e folhas. Ficamos tão inspirados com as cores, formas e texturas que caprichamos no trabalho de artes.
Fizemos e utilizamos tinta de terra nas pinturas abaixo.
domingo, 15 de maio de 2011
Modelagem em argila - 2º período
Nossa turminha concluiu seus estudos sobre a arte de Aleijadinho com uma exposição de trabalhos de modelagem em argila. Parabéns aos pequenos artistas!
O mundo está em minhas mãos! 2º período
"Olha gente! O mundo está em minhas mãos!"
Esse foi o comentario do Felipe durante a brincadeira com bolhas de sabão. As crianças ficaram fascinadas com a fomação de bolhas na superficie lisa da mesa e começaram a descobrir novas possibilidades de fazerem bolhas gigantes!
Numa simples brincadeira trabalhamos coordenação motora fina (intensidade do sopro), noções de física (o ar ocupando espaço), criatividade (diferentes possibilidades de bolhas) e imaginação ("bolha monstro", "bolha mundo", etc).
Esse foi o comentario do Felipe durante a brincadeira com bolhas de sabão. As crianças ficaram fascinadas com a fomação de bolhas na superficie lisa da mesa e começaram a descobrir novas possibilidades de fazerem bolhas gigantes!
Numa simples brincadeira trabalhamos coordenação motora fina (intensidade do sopro), noções de física (o ar ocupando espaço), criatividade (diferentes possibilidades de bolhas) e imaginação ("bolha monstro", "bolha mundo", etc).
O Mateus pequenininho. O Mateus grandão - 2º período
Estudando sobre a Amazônia observamos fotos de diferentes perspectivas. Para as crianças compreenderem as diferenças das fotos tiradas em vários ângulos, fizemos uma brincadeira com uma câmera digital. As crianças amaram e conseguiram entender que nas fotos uma formiga pode parecer um gigante e uma árvore enorme pode ficar do tamanho de um lápis, dependendo da posição da câmera.
terça-feira, 12 de abril de 2011
A casca do ovo
Hoje em dia as crianças vivem uma vida muito urbana, perdendo cada vez mais o contato com a natureza e animais. Observando este fato, a turma do Maternal III iniciou o projeto “A casca do ovo”, com o objetivo de resgatar a vivencia rural dos alunos. Neste projeto as crianças conheceram a origem de animais e alimentos através de atividades lúdicas pedagogicamente elaboradas, pesquisas e debates. Descobrimos que o pintinho nasce do ovo que a galinha bota e adotamos um pintinho em nossa sala que foi cada dia para casa de uma criança! O nome dele é Chico e com ele aprendemos que temos que cuidar dos animais com muito carinho!
terça-feira, 5 de abril de 2011
Parlenda - Maternal II
A professora Ana Paula do maternal II está trabalhando com a turma algumas parlendas. Parlenda é um conjunto de palavras com arrumação rítmica em forma de versos, que podem rimar ou não. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. Assim, o trabalho lúdico com as parlendas ajuda as crianças a serem mais criativas, desinibidas, além de desenvolver sua dicção e aprendizagem geral. A turma está tão empolgada com as parlendas que resolvemos gravar uma para vocês. Aproveitem!!!
domingo, 27 de março de 2011
Sarau de poesias - 25 deMarço de 2011- 1º ano, 1º e 2º período.
As mamães e papais ( e professoras, é claro!) ficaram muito orgulhosos de seus pequenos artistas!
Além de declamarem poesias os alunos contribuiram com a decoração do sarau.
Vejam como ficou lindo o painel que ilustra a poesia "Leilão de jardim" de Cecília Meireles!
Além de declamarem poesias os alunos contribuiram com a decoração do sarau.
Vejam como ficou lindo o painel que ilustra a poesia "Leilão de jardim" de Cecília Meireles!
quinta-feira, 24 de março de 2011
Turminha da professora Glazi! 1º ano - Fevereiro e Março de 2011
MINHA ESCOLA EM 3D
OFICINA DE MATEMÁTICA
BILHETE PARA O AMIGO
BRINCANDO COM FANTOCHES
JOGO DA LETRA QUENTE-MOVIMENTO DE PINÇA(PSICOMOTRICIDADE) E IDENTIFICAÇÃO DE FORMADOS LETRAS
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Arte, reciclagem e criatividade.
Idéias ecológicas
Não basta ensinar sobre reciclagem!Podemos aproveitar e reaproveitar todo o material utilizado em sala de aula!
Algumas idéias:
Utilizar o avesso dos cartazes para fazer um novo cartaz.
Pedir alunos que juntem rolos de papel higiênico, tampinhas, embalagens de "danoninho", palitos, etc. usados na escola.
Guardar retalhos de papel colorido, tnt, eva, etc.
Ter na sala uma caixa de jornais e revistas trazidos pelos alunos.
Desenvolver trabalhos de arte a partir destes materiais reciclados.
Colocar nome do aluno no copo descartável. Reutiliza-lo enquanto for possível. Usar os copos descartados para misturar tintas.
Professora Anísia Rosas - 2º período - Novembro 2010
Trabalhos feitos pelos alunos do 2º período em 2010 - Prof. Anísia Rosas
Assinar:
Postagens (Atom)